Essa curva pode representar muitas coisas em uma startup em crescimento acelerado como receita, vendas, headcount, clientes, uso de cloud ou visitantes no site. Mas o que ela também pode representar é o desenvolvimento das pessoas. Ou sendo específico: o seu desenvolvimento.
Para estar em uma startup que se multiplica várias vezes ao ano, é necessário crescer na mesma taxa como profissional. Isso porque o papel de cada um evolui muito rápido em empresas dessa natureza. Não é incomum ter grandes mudanças em curto períodos de tempo.
A necessidade de desenvolvimento em várias esferas como técnico, liderança, comunicação, gestão, planejamento e a amplitude do uso dessas habilidades para cada vez mais pessoas, internas e externas, faz com que seja necessária essa evolução rápida.
Existem diversas formas de se desenvolver e aprender, como por exemplo, ler, praticar, observar, participar de eventos, treinamentos, mentoria, benchmarking, novas experiências, coaching. Você precisa entender o que funciona melhor para vocês, mas provavelmente você precisará intensificar todas elas de alguma forma. Você precisa realmente investir em você para seguir essa curva e aproveitar as oportunidades que irão surgir nesse crescimento. Seguir essa curva e ter esse desenvolvimento também é uma forma de recompensa e é parte da troca de muitas dessas empresas.
Mas o que acontece quando você não cresce assim?
Se você estiver em uma exponencial deslocada à direita (imagem abaixo), provavelmente você não conseguirá absorver todas as oportunidades em tempo hábil. Você está demorando mais tempo do que a organização precisa, apesar de conseguir atingir o destino esperado e aproveitar algumas das oportunidades - já que ambientes dessa natureza geram muitas.
No entanto se você está com um crescimento linear (imagem abaixo), quanto mais abaixo da curva, maior a chance de você não escalar. Isso porque com o passar do tempo, se você estava com um desempenho abaixo (linha azul), você tende a ficar com um desempenho ruim na medida que a empresa muda. Se você já está bem abaixo (linha amarela), é bem perigoso, pois você não está crescendo na velocidade esperada e provavelmente já não está entregando valor.
Tentando trazer para um contexto real, imagine que você começa como Product Manager falando com alguns poucos clientes e tomando decisões com base nisso, mas em dado momento a organização começa a escalar e exigir um processo para entender os clientes que só aumentam. Ou seja, você precisa cada vez mais de números para a sua tomada de decisão. Se você não conseguir desenvolver isso, você provavelmente não conseguirá atender a próxima escala da empresa. Da mesma forma uma pessoa desenvolvedora que não consegue criar códigos inquebráveis para a escala de pessoas ou ferramentas para evitar erros humanos. Ou uma pessoa designer que não quer entender o funil de uso das funcionalidades para pode realmente contribuir na retenção e adoção do produto. Ou alguém de qualidade que continua testando o sistema manualmente sem agregar em outras etapas do processo na medida que tudo fica mais complexo. Enfim, os exemplos podem ser variados. É necessário estar prestando atenção constantemente no seu papel, na escala da empresa e em formas de entregar os melhores resultados.
Se você pensar que é um ativo, é possível também pensar que muitas empresas criaram um ambiente que permite valorizar esse ativo de forma acelerada, mas a pergunta é o que você está fazendo para realmente atingir todo esse potencial? Bom, reflita onde você quer estar nessa escalada, organize tudo o que você precisa para evoluir, discuta com seu líder e pegue a opinião de outros mentores, crie um plano de ação robusto e acompanhe. Saia da zona de conforto para realmente aproveitar essa oportunidade. E aí, vamos nessa?!