Agilizando o recrutamento para testes de usabilidade

Publicado por Simone Beltrame no dia design

No time de produto da Resultados Digitais, temos uma sprint de 5 dias para validar as hipóteses por meio de testes de usabilidade em protótipos de alta fidelidade, sketches ou em staging. Ou seja, em 5 dias temos que recrutar usuários, escrever o roteiro, realizar o teste e compilar os resultados.

O recrutamento é considerado a tarefa mais chata e demorada desse processo. Jakob Nielsen afirma que recrutar usuários não tem muito glamour, e não tem muito mesmo (rsrs), mas pode ser gratificante ver seus usuários empolgados em querer participar dos testes e contribuir com feedbacks. Claro que tem aqueles que nem respondem o seu email, mas nós entendemos que não é todo mundo que tem interesse ou um tempinho pra doar.

Nós fazemos os nossos testes de usabilidade com os nossos usuários reais. É possível extrair várias segmentações e personas da nossa base. Por exemplo, usuários novatos, usuários antigos, com alto engajamento, com baixo engajamento, plano Basic, plano Pro, Enterprise, etc.

Construa um banco de testers

Quando iniciamos os testes de usabilidade na Resultados Digitais, eles aconteciam com menos frequência e levávamos em média 8 dias para recrutar. A partir do momento que os testes foram se intensificando, sentimos a necessidade de agilizar o processo. Começamos a criar um banco de testers. Enviamos emails para uma segmentação da nossa base convidando os usuários a fazerem parte desse banco. Uma vez que já sabemos quais os usuários tem interesse em participar, o processo de agendamento para os testes é bem mais rápido e certeiro.

Para se ter uma ideia, para recrutar 6 usuários sem o banco de testers era preciso enviar, gerenciar e responder 12 emails para conseguir recrutá-los. Com o banco de testers enviamos no máximo 8 emails para agendar com estes 6 usuários. Além de ser muito mais rápido o processo de agendamento.

A próxima ação que iremos tomar para aumentar o nosso banco de testers é adicionar uma mensagem in app (“Quer participar dos testes de usabilidade do RD Station?”) para todos os usuários do RD Station. Usaremos o formulário do Google, que é fácil de configurar, e as respostas vão direito para uma planilha.

Defina a data do teste

O primeiro passo para o processo de recrutamento é escolher o dia para fazer os testes de usabilidade, mesmo antes de ter terminado o protótipo. A definição da data é motivador para toda a equipe terminar tudo até o dia do teste.

Geralmente nós iniciamos o recrutamento na segunda-feira para realizar o teste na sexta-feira da mesma semana. Graças ao nosso banco de testers isso é possivel :wink:. Percebemos que ao agendar testes nas segundas-feiras e vésperas de feriado, as pessoas têm menos aderência a participar.

O dia que os usuários mais gostam de agendar e tem menor índice de ausência é sexta-feira. Então fica a dica: veja qual o dia que seus usuários estão mais engajados para o teste.

Teste com as pessoas certas

Para aproveitar o máximo do seu esforço e investimentos no teste, é preciso definir e selecionar bem os usuários para que eles lhe deem insights e feedbacks úteis.

Cada cenário e cada funcionalidade exigem uma abordagem de recrutamento diferente. Por exemplo: quando fomos testar uma mudança na parte de configuração da conta, selecionamos contas de todos os planos. Por outro lado, quando fomos testar uma nova funcionalidade disponível para o plano Pro, nós selecionamos usuários deste plano com mais de um ano de assinatura.

Defina com a sua equipe as características das pessoas com que você deseja testar a sua ferramenta. Em seguida, procure critérios que você pode usar para identificar essas pessoas. Por exemplo, frequência de uso, número de contatos na base, engajamento, etc.

Também é importante definir as personas com que você não quer testar a sua ferramenta. Elas não vão acrescentar em nada no seu teste. Por exemplo, chamar usuários com pouca maturidade em marketing digital para realizar um teste de uma funcionalidade muito avançada.

5 usuários é suficiente

Segundo Nielsen, testar com 5 usuários é o suficiente. Embora esse número possa variar, é possível encontrar os principais problemas de usabilidade com apenas 5 usuários. Inclusive, a partir do terceiro teste você já sabe quais são os principais problemas de usabilidade da sua aplicação, já que os problemas se repetem.

Agendamento e confirmação dos testes

Definidas a data e as personas do teste, é hora de recorrer ao banco de testers e selecionar 8 usuários que preenchem o perfil definido. Criamos um planilha com os usuários selecionados para controlar o processo de agendamento. Em seguida, enviamos um email convidando os usuários para participar do teste de usabilidade. A medida que eles vão respondendo, enviamos um email para agradecer e confirmar o agendamento. Também fazemos um agendamento no Google Calendar.

Prontinho! Agora já temos 5 usuários recrutados com sucesso para o nosso teste!

E você, quer fazer parte do nosso seleto banco de testers? Inscreva-se aqui! :smile:

Simone Beltrame

Simone Beltrame

UX Designer

Comentários