Como identificar um Product Manager?

Publicado por Diego Pereira no dia produto

“Por trás de um grande produto existe uma grande pessoa com grande empatia pelo cliente, conhecimento sobre o que é possível e a habilidade de ver o que é essencial e o que é superficial.”

O papel de um Product Manager (PM) é extremamente diverso, é uma “everything profession”. É um líder que guia o Produto, e não pessoas, porém precisa inspirar pessoas na sua visão. Elas não são apenas do time de Produto, mas também de toda a empresa e especialmente clientes e parceiros.

O principal papel de um PM é identificar e avaliar oportunidades e constantemente atualizar a visão e roadmap para o seu produto. Isso significa olhar diferentes ângulos, por exemplo:

  • Estratégias de negócio e prioridades da empresa
  • Mercado e suas tendências
  • Funil de vendas do produto
  • Cancelamentos
  • Competidores
  • Clientes
  • Parceiros
  • Adoção, retenção e sucesso do cliente com as funcionalidades
  • Colaboradores e seus feedbacks (aqui uma ótima prática que fazemos na RD)
  • Conhecimento e experiência própria

Basicamente, suas habilidades e conhecimentos se agrupam em 4 grandes partes:

1. Domínio Técnico da temática do Produto

Possui um alto conhecimento naquilo que o seu Produto entrega, seja de maneira global ou especializada em sua parte do Produto. Traz esse conhecimento para Produto, conhece bem os concorrentes, novidades do mercado e acompanha as tendências para bem aplicar no produto. Consegue vender o Produto para qualquer pessoa na rua, além de atender seus clientes como poucos.

2. Gestão de Produto

Conhece e entende as práticas de produto. Também estuda constantemente Gestão, Design e Desenvolvimento de Produto, para colaborar na melhoria contínua das práticas e rituais da equipe. Sabe não apenas priorizar o curto, mas também o médio e longo prazo. Consegue fazer um flow completo de análise - das oportunidades/problemas até a entrega de valor para nossa base de clientes.

Em resumo:

  • UX
  • Tecnologia
  • Product Lifecycle
  • Processos, metodologias e frameworks de Produto
  • Product Analytics

3. Soft-skills

Possui alta empatia e habilidades interpessoais que o tornam naturalmente um líder. Ser referência técnica ajuda nisto, porém deve saber também envolver diferentes pessoas e guiar resoluções de problema em prol do Produto e da entrega de solução e sucesso para nossos clientes. Sua liderança é a ferramenta para conseguir recursos e envolvimento para desenvolver seus Produtos.

Em resumo:

  • Empatia
  • Comunicação
  • Relacionamento
  • Negociação
  • Gestão de Stakeholders
  • Evangelismo

4. Perspicácia de Business

Possui conhecimento de negócios. Possui o olhar nas métricas de negócios importantes para a empresa. Caso o produto seja baseado em modelo de subscription, nas Unit Economics SaaS (LTV, CAC, COGS, MRR, etc) e consegue a partir dessa análise trazer insights de como o produto pode colaborar e/ou ser protagonista nelas.

São muitas habilidades e, em uma equipe grande, é bom montar um time onde os Product Managers se complementam nestas características. Muitas delas serão desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da sua experiência como Product Manager e espero num próximo blog post falar mais sobre desenvolvimento desse profissinal. Se você acha que possui tais características e gostaria de desenvolvê-las mais ainda, que tal ser Product Manager aqui na Resultados Digitais?

Diego Pereira

Diego Pereira

Product Manager

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