Dicas para um Alpha Release: Foque na solução!

Publicado por Diego Pereira no dia agile

Feedback do cliente é crucial para o sucesso de um produto. Nada novo nessa afirmação. O que vamos conversar neste post é sobre mais uma oportunidade de engajar seus clientes em estágios prévios do ciclo de vida de um produto para garantir que uma nova feature ou funcionalidade tenham maiores garantias de serem lançadas com o pé direito. Com isso será possível atingir os critérios de sucesso que você esperava quando decidiu investir. Vamos entender como e por que fazer um Alpha Release para garantir o Sucesso de uma funcionalidade.

Primeiramente, uma versão Alpha de um produto/funcionalidade é uma versão ainda em desenvolvimento e com acesso controlado, ou seja, apenas poucos clientes convidados a estão usando. Ela é muito usado para colher feedback de um software antes do lançamento. Aqui no RD Station vamos muito além, veja os motivos a seguir.

Um produto é muito mais que um Software

Muitos produtos SaaS utilizam do artifício de lançamentos prévios - Alphas e/ou Betas - para testar seus sistemas, aprender e então melhorá-los rapidamente antes de gritar ao mundo sua maior novidade. Onde muitos erram, porém, é testar isoladamente o software e não a solução completa. O lançamento de uma nova Funcionalidade de um produto é uma função que impacta todas a estrutura da empresa.

A maioria dos produtos, especialmente softwares, possuem uma gama de serviços auxiliares e/ou complementares que devem ser aplicados para que o cliente atinja o sucesso esperado. Isso é especialmente verdade em produtos com modelo SaaS.

Um produto começa a ser entregue desde o processo de atração de Leads no topo do seu funil de vendas, onde são trabalhados os problemas que o seu produto se propõe a resolver, até o momomento em que este Lead vai finalmente adquirir seu produto. O desenvolvimento continua até o momento do cancelamento - onde o processo de aprendizado deste mostra também a qualidade do seu produto para o mercado.

Toda a empresa está envolvida com a entrega do produto. Desde a máquina de Marketing e Vendas, passando pela equipe e estrutura de atendimento para o Sucesso do Cliente e indo até a estrutura de cobrança e administrativa do produto. No meio de tudo isso, existem também algumas linhas de código. Todas essas partes, e não somente o software em si, são as causas do sucesso ou fracasso do seu cliente ao usar o seu produto.

O software talvez seja a parte de um lançamento mais fácil de preparar. Fluxos competentes de desenvolvimento de features de produto já contam com fases de estudo do problema do usuário, validação de soluções utilizando de artifícios como MVPs, testes de usabilidade, testes de sistema, testes de operação, etc. Software é, talvez, a ciência mais exata dentro da estrutura que compõe um produto. O que aprendemos aqui na Resultados Digitais é que um Alpha Release é principalmente um momento de testar o lançamento e não apenas o software.

Entendendo os fatores que impactam no sucesso de um lançamento

O Alpha Release de uma nova funcionalidade do RD Station serve para eliminar dúvidas para o lançamento da funcionalidade e testar a solução que você levou meses desenvolvendo. Toda nova funcionalidade no desenvolvimento do RD Station possui um critério de sucesso associado. É importante que o Alpha tenha também um critério de sucesso que, quando atingido, você saiba que a funcionalidade está pronta para ser lançada.

Este critério de sucesso pode ser uma meta de uso ou tarefas realizadas pelos usuários Alphas. Estes dados vão comprovar se os usuários atingiram o sucesso esperado com sua solução. Entendido este critério de sucesso para o lançamento, prepare para o Alpha versões simplificadas das suas ações de lançamento com o objetivo de validá-las. Veja algumas dicas de pontos a serem testados em um Alpha além do software.

Sucesso de Cliente (Atendimento)

Muitas vezes, uma funcionalidade lançada é muito simples de usar e apresentam poucas mudanças na interface. Contudo, essas mudanças apresentam novas possibilidades de uso do seu produto para o usuário. Estas novas possibilidades deverão se adequar a rotina já estabelecida pelos seus usuários. Na maioria dos casos, estes usuários precisarão ser educados sobre as novas possibilidades - que vão muito além da usabilidade.

É essencial no Alpha testar e aprender sobre como educar e auxiliar sua base de usuários a atingir o sucesso que você espera que eles atinjam com a nova funcionalidade. Quando lançamos uma nova ferramenta de Analytics para o RD Station, usamos boa parte do Alpha para testar o melhor Template de Relatório Mensal para nossos usuários apresentarem e analisarem seus resultados. Igualmente, utilizamos Hangouts educativos com os usuários Alphas para fecharmos o melhor formato para o Webinar de lançamento da feature para toda a base de clientes e também para criar materiais pertinentes ao lançamento na nossa base de conhecimento.

Como temos uma área forte de Customer Success, no Alpha buscamos entender com os consultores as maiores dores e alavancas de sucesso dos clientes na hora de aplicar os processos que a nova funcionalidade propõe. Com isso, construímos uma boa base para o treinamento do restante da equipe.

Marketing

Os preparativos para o Marketing vão além de atualizar a página de features e pricing do seu produto. O Alpha Release é um bom momento para entender quais as características da feature que mais se destacam aos olhos dos clientes atuais e testar a maneira mais atrativa de vender esta funcionalidade. O Marketing deve entender também os problemas que a funcionalidade resolve para atualizar sua estratégia de conteúdo e ações de topo e meio de funil. Um exemplo de questionamento que o Marketing deve fazer: “Das dores que a funcionalidade resolve, quais são mais atrativas para os usuários Alphas que deverão ser destacadas nas estratégias de marketing?”

Vendas

Para o time de vendas é essencial atualizar seus materiais de apoio e treinar a equipe. No Alpha, seu time pode testar e simular os melhores approachs para vender o produto baseado na nova funcionalidade. Seja seu processo de venda self-service ou com equipe própria, caso o “discurso” de venda do produto baseado na nova oportunidade esteja ruim, muitos leads com bom potencial atraídos por marketing no calor do lançamento poderão ser perdidos até que você ache o discurso correto.

Suporte

Um dos canais mais utilizados pelos nossos usuários para conversar com nossa equipe é o suporte. Não é apenas um canal de problemas técnicos, mas também de dúvidas conceituais. Preparar a equipe é essencial. Uma dica é avaliar no Alpha quais as principais dúvidas e dificuldades dos usuários. Caso alguma não possa ou não valha a pena ser resolvida no software, prepare bons artigos na sua base de conhecimento para aliviar o suporte, cuja carga de atendimento é acrescida a cada novo lançamento.

Software

Muitos insights valiosos para melhoria da funcionalidade ainda aparecem durante o Alpha Release. Buscamos adiantar ao máximo estas descobertas para fases anteriores do processo de desenvolvimento posto o custo alto de fazer alterações no software durante o Alpha. A maioria dos feedbacks não estão em pontos conceituais da solução, e sim na usabilidade e como começar a usar a nova funcionalidade. Para evitar que esse tipo de retrabalho não comprometa a estratégia do produto, estamos aplicando testes de usabilidade cada vez mais cedo em nosso processo de desenvolvimento.

Clientes amam te ajudar - e de graça!

Um ponto muito importante a destacar é o quanto seus clientes amam colaborar com você buscando a melhoria do produto. Afinal de contas, o seu produto é útil para eles, eles o usam todos os dias e eles estão torcendo para que você o faça de forma ainda mais incrível. Eles vão apreciar a exclusiva chance de lhe ajudar a desenvolver uma nova feature que no final irá contribuir no sucesso deles. Ainda mais, eles vão contar para amigos, colegas e conhecidos o quão o seu Produto é bom e receptivo aos seus feedbacks.

Rodar Alpha Releases, se bem feito, ajuda a melhorar não apenas a sua solução mas também todo o seu processo de desenvolvimento de novas funcionalidades e produto.

Diego Pereira

Diego Pereira

Product Manager

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