Meetup de Ruby em Joinville

Publicado por Rafael Silva , Jorge Modesto e Hudolf Hess no dia eventos

meetup-joinville.jpg

O evento Meetup de Ruby, que aconteceu na quarta-feira, dia 13/06, é um dos primeiros a ter apoio da RD em Joinville, onde possui um escritório desde o final de 2017, seguindo uma estratégia de expansão dentro e fora do Brasil. Além de Joinville, também estamos em Floripa, São Paulo, Bogotá e na Cidade do México.

O meetup foi idealizado por Daniel Bastos e André Sakata, que estão movimentando outras comunidades tech na região.

Essa parceria foi uma oportunidade legal para RD dar um primeiro passo no cenário tech em Joinville. A RD cresceu e hoje é uma referência em Marketing Digital na América Latina em grande parte graças aos eventos que temos sobre o tema, como o RD Summit e o OTR (que teve sua primeira versão internacional, em Bogotá, no mesmo dia do nosso encontro). Faz parte do nosso DNA compartilhar conhecimento e fomentar discussões - e em tech não é diferente.

As talks ficaram por conta de Jorge Modesto, que havia participado do primeiro encontro de Ruby e foi uma das pessoas que sugeriu a parceria com a RD, e Hudolf Hess. Ambos são Software Engineers da RD em Joinville.

Princípios SOLID em Ruby - Jorge Modesto

A talk focou nos cinco princípios SOLID, que auxiliam na arquitetura de software robusto, extensível e mais fácil de entender.

Após contextualizar um pouco a temática e trazer alguns fatos históricos (por exemplo, que os princípios já existiam, mas foram introduzidos em conjunto por Robert C. Martin no início dos anos 2000), que também criou a Clean Architecture, que respeita esses princípios.

O Modesto falou de como isso pode ser aplicado em Ruby e você pode checar algumas implementações propostas por ele aqui.

Clean Architecture com Rails - Hudolf Hess

A talk seguinte também falou sobre arquitetura e trouxe para a discussão algumas vantagens da Clean Architecture para o processo de desenvolvimento de software.

O primeiro ponto é que sem uma boa arquitetura, o desenvolvimento fica cada vez mais custoso, seja no desenvolvimento ou evolução de uma feature ou mesmo com a manutenção de bugs.

A arquitetura robusta é uma resposta direta a esses problemas, tornando a evolução e manutenção mais simples, rápida e, consequentemente, menos onerosa. Com isso, é possível ter Engenheiros de Software cada vez mais dedicados a entregar valor para o cliente - o que é essencial para garantir a sobrevivência de muitos projetos, especialmente de startups.

Outro ponto relevante de ressaltar é que a divisão não se aplica apenas a camadas, mas também por domínio. Dessa forma, cada componente pode evoluir de forma separada dentro do software, removendo tanto o acoplamento de bibliotecas de terceiros e frameworks quanto de domínios separados.

The Clean Architecture - https://8thlight.com/blog/uncle-bob/2012/08/13/the-clean-architecture.html

Fonte: https://8thlight.com/blog/uncle-bob/2012/08/13/the-clean-architecture.html

Outro grande benefício dessa divisão é tornar possível testar cada camada do software de forma independente.

Por meio deste link você pode ter acesso à essa apresentação.


Resumindo, o evento foi uma oportunidade legal de compartilhar um pouco do conhecimento do nosso time e trocar experiência com pessoas da comunidade. Sem dúvida, a nossa expectativa é de participar (e puxar) mais iniciativas como essa!

E se você tem interesse em participar dos próximos meetups em Joinville, cadastre-se aqui que te avisamos quando for acontecer!

Rafael Silva

Rafael Silva

Tech Recruiter

Jorge Modesto

Jorge Modesto

Software Engineer

Hudolf Hess

Hudolf Hess

Software Engineer

Comentários