Rails Girls Floripa: um evento para ficar na história

Publicado por Flavia Bernardes no dia dev

Rails Girls

Nos dias 2 e 3 de Dezembro a Resultados Digitais foi host do 1º evento do Rails Girls em Floripa, no qual tivemos 30 participantes e palestras inspiradoras de mulheres como Alda Rocha, Jeliel Mendes e Karla Garcia. A ideia veio de um dos nossos colaboradores, Ricardo Caldeira, que já havia participado desse evento em outras cidades e ao comentar com as meninas aqui, a vontade foi instantânea de organizar e topamos na hora em fazer!

O que é o Rails Girls?

É um evento totalmente gratuito que nasceu na Finlândia e hoje está espalhado em diversos países e tem como intuito ensinar meninas que possuem pouco ou nenhum conhecimento em programação a desenvolver um projeto utilizando o framework Rails. A ideia é justamente incentivar as mulheres no mercado de tecnologia pois sabemos que o número é ainda muito baixo.

Como foi a primeira edição em Floripa?

Foi muito bacana, tivemos até mais inscritos do que vagas. O evento começou na 6ª feira de noite com a palestra da Alda Rocha falando sobre as mulheres no mercado Tech, ela contou um pouco da sua trajetória e desafios que passou por ser mulher. No mesmo dia as meninas, com o auxílio das mentoras, fizeram a instalação de todo o ambiente de desenvolvimento e começaram a se preparar para o dia seguinte.

No segundo dia tivemos 2 talks: a Karla Garcia (desenvolvedora e mentora do evento) que trouxe vários insights de como as mulheres podem se inserir no mercado, algumas situações que viveu e da Jeliel Mendes (desenvolvedora transexual com 14 anos de experiência na área) que falou sobre a comunidade de tecnologia e a diversidade de gênero. Logo em seguida começou a parte prática, no qual cada grupo foi acompanhado pelos mentores (sim, tivemos mentores homens participando também). Além disso, conseguimos patrocínios que foram bem importantes, de empresas como Ateliware, GeekHunter, Hostgator, Engenho de Festas, Github, Thoughtworks, Casa do Código, Gitlab e Nubank.

Por que a Resultados Digitais apoiou o evento?

Acreditamos muito que a diversidade de gênero no mercado de tecnologia é muito importante e incentivamos também o empoderamento feminino em todas as áreas da empresa, através de encontros de mulheres para discutir os mais diversos temas. Hoje nosso time de Produto e Engenharia conta com 10 mulheres, quase 11% do time, mas queremos aumentar ainda mais o número. Empresas como Google e Apple estão num patamar feminino de 17% e 20% na área respectivamente e um fato curioso é que nem sempre foi assim.

Quando a programação surgiu, o número de mulheres era maior do que de homens: elas representavam 70% da primeira turma do bacharelado em ciência da computação do IME (Instituto Militar de Engenharia), em 1974 pois o curso era uma derivação do curso de matemática, tradicionalmente com mais mulheres. A partir da década de 80, quando chegou a febre dos computadores e estes se tornaram um negócio bilionário, o cenário mudou e os homens passaram a dominar esse mercado. Veja mais infos neste link.

Nosso desafio hoje é incentivar e tentar aumentar a realidade tanto da Resultados Digitais quanto do mercado, pois queremos ver mais mulheres participando ativamente na tecnologia.

Rails Girls

“Yes, we can code it!”

Flavia Bernardes

Flavia Bernardes

Talent Management

Comentários