Testathon: como foi o primeiro grande hackaton de testes no Brasil

Publicado por Bárbara Cabral e Thiago Medeiros no dia qa

image

Nos dias 11 e 12 de março aconteceu em São Paulo o evento mundial Testathon, que reuniu QAs do Brasil inteiro com o objetivo de testar aplicativos famosos, competir, encontrar muitos bugs, compartilhar conhecimento, conhecer pessoas leais e, principalmente, se divertir! Nesta edição a Resultados Digitais contou com a participação do Thiago Zluhan Medeiros e Bárbara Cabral.

O que é o Testathon?

O Testathon é um evento mundial que une os Quality Assurance Engineers mais tops do mercado para testar aplicativos famosos como Facebook, Twitter, Instagram, Spotify, Messenger, entre outros. No capítulo de São Paulo foram selecionados 50 QA’s para o primeiro dia de evento, mas a demanda de inscritos foi tão grande que a organização do evento decidiu estender para dois dias: 11 e 12 de março, trazendo mais 50 para o segundo dia!

O evento é conhecido mundialmente entre a comunidade de testes e Qualidade de Software. A idéia é ter um evento no formato de hackathon, onde testadores formam times e competem para encontrar bugs nos aplicativos. O evento tem foco em identificar comportamentos regionais e tentar melhorar a experiência do usuário dado a sua localização. A partir disso foram feitas edições nos maiores países de utilização dos aplicativos.

As outras edições do evento aconteceram nas seguintes cidades:

  • Londres (Reino Unido) na King.com
  • Estocolmo (Suécia) no Spotify
  • São Francisco (EUA) no Dropbox
  • Cluj-Napoca (Romênia) na Betfair
  • Hyderabad (Índia) no Facebook
  • Kolkata (Índia) no Facebook
  • Cape Town (África do Sul) no Facebook
  • Lagos (Nigéria) no Facebook
  • Moscow (Rússia) no Facebook
  • São Petersburgo (Rússia) no Facebook

Quem se uniu para organizar o evento desta vez foi o Facebook e a Global App Testing. Segundo Owais Peer, co-fundador do Global App Testing, “Nós organizamos eventos com o Dropbox em São Francisco, com o Spotify em Estocolmo e agora é a vez do Facebook no Brasil. O suporte da comunidade de testes tem sido ótimo”.

Como foi a dinâmica do evento?

A recepção do evento foi de calorosa, dava para notar que muitos de nós estávamos nervosos e ansiosos para participar do evento e se conhecer. Pessoas de diversas áreas de testes estavam envolvidas, desde testadores desktop e de sistemas financeiros até testadores mobile, como era o foco do evento.

Na introdução do evento, o apresentador, John Ronald Cummings, nos esclareceu que o formato do evento é justamente para promover a interação das pessoas, por isso, ficamos surpresos quando na parte da tarde ele nos pediu para “trocar de time”, isso mesmo, para que pudéssemos conhecer mais pessoas, ter pontos de vista variados sobre os cenários de teste, sobre a criticidade dos bugs e consequentemente nos forçar a praticar o networking.

Cada time escolheu em cada sessão de testes um aplicativo para testar e recebeu instruções de qual era o escopo do teste, ou seja, quais features deviam ser cobertas com testes e qual ênfase deveria ser dado a cada parte do sistema. Cada time podia adotar a sua estratégia de testes e, no final, cada time precisava preencher o Debrief, onde descrevia como o time se organizou para encontrar bugs.

Mas nem tudo foi só trabalho não, as sessões eram bem curtinhas e também tínhamos tempo para interagir com o anfitrião do evento ou entre nós mesmos, o que acabou resultando em muitas fotos, muita risada e muita troca de experiência!

image

“Um dos melhores eventos de qualidade que já participei. Além de um grande desafio, pude trocar experiências valiosíssimas, conhecer grandes profissionais brasileiros e interagir com uma equipe sensacional do Facebook. Uma experiência única.” (Thiago Zluhan Medeiros)

Premiações

As premiações saíram para:

  • Melhor Time
  • Report de Bug de Melhor Qualidade
  • Melhor QA
  • Melhor Insight
  • Melhor Bug de Tradução
  • Time com a Melhor idéia de Produto
  • QA destaque nas redes sociais

A Resultados Digitais trouxe para “casa” o prêmio de “Melhor idéia de Produto” que foi defendido para a equipe do Facebook visando apresentar uma idéia que fosse “a cara do Brasil, nossa idéia era promover ações sociais dentro do Facebook por meio de um conjunto de novas features. E é claro, vamos ficar de olho e bem felizes se a idéia for desenvolvida!

image

“Foi uma experiência intensa, pudemos criar uma estratégia de testes ali mesmo e colocar em prática em um curto espaço de tempo. Além de tudo pudemos interagir com profissionais incríveis, trocamos contatos e ficamos felizes em compartilhar aprendizados. Ficamos honrados em fazer parte do grupo seleto de profissionais que foram selecionados para o desafio.” (Bárbara Cabral)

Enfim, foi uma honra participarmos do evento, foi uma experiência incrível, intensa, e marcou definitivamente a vida profissional dos participantes do evento. Se terá mais alguma edição no Brasil? Ainda não sabemos, o foco do grupo é realmente “rodar” o mundo com o evento então não podemos criar expectativas que o evento venha para o Brasil no ano seguinte. É possível que a RD faça o seu próprio Hackathon de Testes? Quem sabe, estamos bolando ideias para viabilização de um evento neste formato ou algo parecido com alguns incrementos.

Mais informações

Caso deseje acompanhar as notícias sobre o Testathon, siga o evento nas redes sociais:

Bárbara Cabral

Bárbara Cabral

Quality Assurance Leader

Thiago Medeiros

Thiago Medeiros

Quality Assurance Engineer

Comentários