Medindo experimentos de performance com o Scientist

Publicado por Thiago von Sydow no dia dev

Science

Recentemente estávamos com um problema de performance em um ponto crítico no RD Station, um código que executa uma busca específica no ElasticSearch. Após investigar encontramos um ponto de melhoria simples, mas uma dúvida surgiu: como medir a performance desta alteração garantindo o mesmo resultado de forma fácil e segura?

Eu estava procurando uma oportunidade para testar a gem scientist criada pelo GitHub e este problema pareceu um ótimo candidato.

Eventos de tecnologia em Florianópolis no próximo mês!

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Calendário de eventos

A Resultados Digitais é uma empresa que valoriza muito ensinar. Por isso, se você for em algum evento de tecnologia aqui em Florianópolis, fácilmente encontrará um RDoer participando ou até mesmo palestrando.

A RD também têm aberto as portas para fazer meetups e eventos da comunidade. Confira os próximos eventos que estaremos participando:

40 boas práticas de Ruby - Parte 2

Publicado por Guilherme Matsumoto no dia dev

Dicas sobre ruby

Nesta sequência de posts selecionei e compilei algumas práticas de Ruby que aprendi na Resultados Digitais. Elas são resultado de um ano e meio de experiência trabalhando em um projeto de Business Intelligence (BI) e Big Data, o Marketing BI.

Acredito que o desenvolvimento dessa funcionalidade teria sido mais eficaz (rápido e de maior qualidade) se eu tivesse seguido essas dicas desde o início.

São 40 dicas. Para o post não ficar muito longo, separei a lista em três partes.

Na primeira parte falo sobre otimização de testes (specs) e chamadas ao banco (queries).

Esta é a segunda, onde dou mais foco para tratamento e consistência de dados (banco), dicas e truques ao lidar com arquivos de importação e exportação (CSV).

Dicas para otimizar o tempo de build de testes com RSpec

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Cars

Atualmente mais de 12.000 testes automatizados fazem a cobertura do RDStation. Além disso, outros microserviços possuem suas baterias de testes e builds automatizados independentes.

Com essa quantidade de testes nosso processo de build automatizado começou a perder performance e o tempo para se rodar todos os specs se tornou um problema. Sendo assim foi necessário um olhar mais refinado e uma análise detalhada de onde estavam os gargalos e aplicar melhorias para manter a rotina de testes automatizados consistente e performática.

Neste post, iremos compartilhar o que aprendemos fazendo a análise desses specs e como algumas mudanças simples podem impactar na performance dos builds.

Materiais abertos que recomendamos no onboarding de desenvolvedores

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Books

Quando estava para entrar na Resultados Digitais fiquei ansioso, queria estudar e aproveitar o máximo que pudesse mesmo antes da minha entrada formal no trabalho. Depois que entrei descobri que a maioria das literaturas e materiais que me informaram eram abertos então resolvi fazer uma lista com os essenciais aqui do time de produto.