40 boas práticas de Ruby - Parte 1

Publicado por Guilherme Matsumoto no dia dev

Nesta sequência de posts selecionei e compilei algumas práticas de Ruby que aprendi na Resultados Digitais. Elas são resultado de um ano e meio de experiência trabalhando em um projeto de Business Intelligence e Big Data, o Marketing BI.

Acredito que o desenvolvimento dessa funcionalidade teria sido mais eficaz (rápido e de maior qualidade) se eu tivesse seguido essas dicas desde o início.

São 40 dicas. Para o post não ficar muito longo, separei a lista em três partes.

Esta é a primeira parte, onde sou mais foco para otimização de testes (specs) e chamadas ao banco (queries).

Na segunda parte, falo sobre tratamento e consistência dos dados (banco). Dicas e truques ao lidar com arquivos de importação e exportação (CSV).

Evitando condicionais com polimorfismo

Publicado por Thiago D. Chiarato no dia dev

Há algumas semanas tive que atualizar uma funcionalidade no RD Station e criar um novo comportamento para ela. Ele deveria ser semelhante ao já existente, mas com algumas exceções.

Fizemos um brainstorm para encontrar a melhor solução sem gerar duplicação de código. Então chegamos a um consenso. Por que não herdar o comportamento de uma classe base e utilizar herança, ou melhor dizendo, STI?

Entender padrões de projeto nem sempre é fácil e saber quando utilizá-los é ainda mais dificil. Por esse motivo, decidi compartilhar a minha experiência na tarefa.

Como a Resultados Digitais analisa dados do Suporte para melhorar o RD Station - Parte 1

Publicado por Luigi Cenatti Gianni no dia gestão

O Suporte - ou Atendimento ao Cliente - é uma mina de ouro de informações sobre o seu Produto. Mesmo assim, muitas empresas ignoram os dados que são gerados diariamente por meio dos tickets de clientes.

Aqui na Resultados Digitais, há pouco tempo passamos a analisar estes dados para retroalimentar a gestão do desenvolvimento do RD Station. Este post apresentará algumas análises que temos feito e desafios que encontramos ao longo do caminho.

RD Summit para profissionais de Produto

Publicado por Bruno Ghisi no dia gestão

RD Summit

90% das startups de tecnologia não dão certo. Você sabe o por quê? De acordo com algumas pesquisas, o principal problema quase nunca está relacionado ao desenvolvimento ou à capacidade de criar o produto. O obstáculo maior está na venda: ou não há interesse pelo produto ou não há uma estratégia de venda e distribuição que de fato funcione. Não há desperdício maior que investir tempo desenvolvendo um produto que não é comprado. É preciso olhar com mais cuidado para os aspectos de negócio e entrada no mercado.