Como escrever um artigo matador para a sua Central de Ajuda!

Publicado por Laura Martins no dia gestão

Todos sabemos que uma Central de Ajuda rica e atualizada tem grande influência no alcance da satisfação do cliente. Na Resultados Digitais, ser Customer First envolve, entre outras coisas, dar ao cliente independência para conseguir sanar as dúvidas à medida que elas aparecem. Fazemos isso incentivando a produção de artigos por parte de todos os nossos colaboradores, de diversas áreas da empresa. Ou seja, além de dúvidas que surgem no Suporte com certa frequência e são transformadas em artigos, desenvolvedores, designers e consultores, contribuem com conteúdo, cada um com seu background de conhecimento.

Independentemente de quem escreve o artigo e do que ele trata, existem certas características que todos os textos de uma Central de Ajuda precisam ter: ser informativo, interessante, claro e alinhado com o motivo pelo qual o cliente procurou ajuda em primeiro lugar.

Estruturando a área de engenharia de vendas e integrações no time de produto

Publicado por Bruno Cenatti Gianni no dia agile, gestão

Com o crescimento acelerado da Resultados Digitais (hoje temos mais de 2500 clientes), sentimos a necessidade de estruturar uma área de apoio mais técnico às equipes de vendas e Customer Success (CS), com foco voltado a questões de integração da plataforma RD Station com ferramentas utilizadas por clientes e Leads.

Além disso, tínhamos dados de projetos anteriores que indicavam que clientes com ferramentas integradas ao RD Station eram em geral mais engajados e, consequentemente, “aproveitavam” melhor os benefícios do RD Station; precisávamos, portanto, facilitar o processo de integração para que cada vez mais clientes tirassem proveito disso.

Por este motivo, estamos estruturando uma área de apoio e orientações técnicas a nossas equipes operacionais. Neste post, compilo os cinco passos que foram essenciais para os primeiros meses desta estruturação e que servem como dicas do que pode ser interessante do ponto de vista de criação de uma nova área para a sua equipe de produto.

Como fazer uma boa revisão de código

Publicado por Murillo Flores no dia dev

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: Use TDD. Mas se eu pudesse dar duas dicas, seriam estas: Use TDD e pratique a revisão de código junto com o seu time. Mostre o seu código para algum outro desenvolvedor antes de colocá-lo no perigoso mundo real do ambiente de produção e ajude seus colegas revendo os códigos deles antes de irem pro ar. Revisar código ajuda a encontrar aquelas pequenas arestas não aparadas e a disseminar conhecimento sobre a base de código. Fazer uma boa revisão é difícil e gera dúvida em muitos desenvolvedores, principalmente aqueles que estão começando agora. Resolvi escrever este post para compartilhar um pouco mais da minha experiência nessa prática.

Criando um HTML responsivo para email

Publicado por Leonardo Salvador no dia design

Ao longo dos últimos anos o uso crescente de dispositivos móveis tem provocado uma evolução na forma como dispomos conteúdos na web. O objetivo buscado é possibilitar uma web fluida e mais acessível para seus usuários. Nasce então o cenário do Web Design Responsivo. E o que isso tem a ver com emails? Tudo.

Um estudo realizado recentemente pelo Litmus mostra que 53% dos usuários online estão utilizando dispositivos móveis para checar seus emails. Isso representa um crescimento de mais de 500% em apenas 4 anos. Um bom motivo para você começar a desenvolver HTML para emails utilizando técnicas empregadas no Web Design Responsivo.

Gestão Lean vs Tradicional: 3 principais diferenças para você começar a usar Kanban

Publicado por Diego Pereira no dia agile, gestão

Eu amo Kanban!

Não amo Kanban por gestão visual de pacotes.
Não amo Kanban por controle de WIP (work in progress).
Não amo Kanban por ser parte do Sistema Toyota que tanto admiro.
Não amo Kanban por ser uma ferramenta de autogestão.
Não amo Kanban por facilitar a melhoria contínua de times e processos.

Amo Kanban pois ele me permitiu não ter gerentes de projeto.

Eu não gosto de gerentes de projeto! Eu já fui um, mas prefiro não falar sobre. Eles usam gravata; eu gosto de chinelo. Eles possuem Gantts; eu nunca entendi milestones. Eles falam de gestão de risco; eu sempre preferi sucesso do cliente. Eles possuem escopo e contra-escopo; eu sempre preferi times que entendem o problema.

JavaScript do futuro no presente

Publicado por Pedro Nauck no dia dev

O JavaScript tem tomando uma grande fatia do mercado de desenvolvimento web e estado cada vez mais presente na vida dos programadores. Apesar de muito popular, a linguagem tem alguns problemas bem peculiares quando comparada à outras.

Coisas básicas que você vê em outras linguagens, as vezes se tornam complexas em JavaScript. Mesmo assim, podemos dizer que esses problemas estão com seus dias contados. A linguagem tem evoluído muito em suas últimas versões e discutiremos algumas melhorias neste post.