Gestão Lean vs Tradicional: 3 principais diferenças para você começar a usar Kanban

Publicado por Diego Pereira no dia agile, gestão

Eu amo Kanban!

Não amo Kanban por gestão visual de pacotes.
Não amo Kanban por controle de WIP (work in progress).
Não amo Kanban por ser parte do Sistema Toyota que tanto admiro.
Não amo Kanban por ser uma ferramenta de autogestão.
Não amo Kanban por facilitar a melhoria contínua de times e processos.

Amo Kanban pois ele me permitiu não ter gerentes de projeto.

Eu não gosto de gerentes de projeto! Eu já fui um, mas prefiro não falar sobre. Eles usam gravata; eu gosto de chinelo. Eles possuem Gantts; eu nunca entendi milestones. Eles falam de gestão de risco; eu sempre preferi sucesso do cliente. Eles possuem escopo e contra-escopo; eu sempre preferi times que entendem o problema.

JavaScript do futuro no presente

Publicado por Pedro Nauck no dia dev

O JavaScript tem tomando uma grande fatia do mercado de desenvolvimento web e estado cada vez mais presente na vida dos programadores. Apesar de muito popular, a linguagem tem alguns problemas bem peculiares quando comparada à outras.

Coisas básicas que você vê em outras linguagens, as vezes se tornam complexas em JavaScript. Mesmo assim, podemos dizer que esses problemas estão com seus dias contados. A linguagem tem evoluído muito em suas últimas versões e discutiremos algumas melhorias neste post.

Aplicando padronização para facilitar o desenvolvimento

Publicado por Paulo Casaretto no dia dev, gestão

Aqui na RD estamos crescendo num ritmo muito rápido. Com o crescimento, é natural surgirem tanto pessoas com diferentes perfis quanto projetos em diferentes linguagens e frameworks.

Com essas diferenças podem surgir problemas na troca de contexto. Um designer que está acostumado a subir um servidor de um jeito pode ter problemas para contribuir em um projeto que não usa a mesma tecnologia. Um novato que está acostumado a usar um framework de teste X pode ter receio de refatorar um código em outro projeto que usa o framework Y.

A padronização oferece uma solução interessante para reduzir o atrito na troca de projetos e permite que os desenvolvedores contribuam rapidamente mesmo que não estejam familiarizados com a “nova” tecnologia.

5 dicas para um benchmarking mais produtivo

Publicado por Glauco Cardoso no dia design

Quando falamos sobre o nosso processo de design de produto, comentamos que o benchmarking é uma etapa fundamental no processo de criação de novos produtos ou funcionalidades aqui na Resultados Digitais. Esta prática permeia quase todos os processos e está explicitada em nosso Culture Code. Sabemos que existem outras pessoas trabalhando em projetos similares aos nossos e não queremos perder tempo reinventando a roda.

Este post dá dicas que irão ajudar você a fazer uma análise eficiente de produtos concorrentes e similares. Ele te ajudará a identificar boas práticas e levantar insights que irão informar suas decisões como projetista.

Evitando problemas com ElasticSearch - Parte 1: Análise

Publicado por Thiago von Sydow no dia dev

Aqui na Resultados Digitais utilizamos frequentemente o ElasticSearch para pesquisar documentos e para a função de autocomplete. Com o passar do tempo, descobrimos falhas na forma como indexamos nossos documentos, portanto tornou-se necessário reestruturá-los. Este post é o primeiro de uma sequência que tem como objetivo expor o aprendizado do time para que você não cometa os mesmos erros.

Proteja seus métodos organizando seu código JavaScript

Publicado por Christian Nascimento no dia dev

Desenvolvido por Bredan Eich em meados de 1995, o JavaScript – projetado como uma linguagem de script aberto – tornou-se uma linguagem poderosa e popular. Entretanto, organizá-lo sempre foi uma missão difícil para desenvolvedores que estão iniciando na área. Este post pretende mostrar como proteger e organizar seus métodos JavaScript sem que os mesmos estejam expostos e acessíveis desnecessariamente num escopo global.