Como escrever ágil em 7 passos

Publicado por Leonardo Lima no dia gestão

Já vi programadores experientes sofrerem horas intermináveis para escrever uma mini-biografia. Engenheiros que modelam estruturas complexas em poucas horas passarem dias escrevendo um post de cinco parágrafos. Na intenção de salvar essas pessoas incríveis de um calvário inexistente, resolvi compartilhar meus sete passos para escrever de forma ágil.

6 dicas para ser mais produtivo no home office

Publicado por Mauricio Krzesinski Junior no dia gestão

Estou trabalhando na Resultados Digitais desde dezembro de 2014. O plano era realizar a mudança para Florianópolis logo em seguida, porém uma grata surpresa aconteceu: descobri que serei pai. Para facilitar o processo de pré-natal e parto, eu e minha esposa optamos por ficar em Francisco Beltrão, no Paraná.

Ao voltar para a Resultados Digitais no início de 2015 para comunicar a empresa, recebi a proposta de continuar na empresa, trabalhando remotamente até meu filho nascer e, depois, continuar o processo de mudança.

Fiquei muito feliz com a oportunidade de continuar trabalhando em um time fantástico. Agora que já se passaram 6 meses dessa experiência, queria passar pra vocês alguns aprendizados desse processo.

Lidando com o crescimento de aplicações na Cloud

Publicado por André Junior no dia dev

Uma das lições que aprendemos cuidando da operação do RD Station foi que desenvolvimento e arquitetura devem estar adaptados ao volume da aplicação de acordo com o crescimento da demanda dos usuários. Para auxiliar nessa escalada, o uso de serviços disponíveis na nuvem ajudam em diversas situações. Uma prática comum é subir novas máquinas em horários de pico para segurar a demanda de requisições - na maioria dos serviços você tem esta opção ao alcance de um simples clique. Além dessa, outras estratégias podem ser aplicadas no dia-a-dia da operação.

Benchmark: Unicorn vs Puma vs Node.js vs Go

Publicado por Geison Biazus e Pedro Vitti no dia dev

Recentemente, precisávamos desenvolver uma nova feature, onde processaríamos muitas requisições por segundo. Calculamos que com os 2000 clientes que temos hoje, receberíamos cerca de 50 requisições por segundo, porém com a projeção que temos de atingir 5 mil clientes até o final do ano, precisávamos de um servidor que processase todas essas requisições e já estivesse preparado para escalar em breve. Fizemos então um benchmark com alguns servidores web, escritos em diversas linguagens.

Como fazemos nossos testes de usabilidade

Publicado por Simone Beltrame no dia design

Ao longo dos últimos meses temos intensificado nossos esforços para a realização de testes de usabilidade. Um teste de usabilidade deve ocorrer de forma natural para o usuário, de preferência no local onde ele costuma usar o seu aplicativo. Segundo Edu Agni, criador e editor do User Experience Blog, qualquer pressão ou simplesmente o fato de ele saber que está sendo observado pode alterar o comportamento natural e espontâneo do usuário. Uma alternativa é realizar teste de usabilidade remoto, além do usuário estar no seu local de trabalho, se torna muito mais rápido e mais barato do que fazer testes em campo, como afirma o autor Steve Krug no livro “Rocket Surgery Made Easy”.