Configurando um ambiente de desenvolvimento com Vagrant

Publicado por Lucas Krämer de Sousa no dia dev

Imagine-se em um grande time de desenvolvimento onde existem desde adoradores da Apple até amantes do software livre. Cada desenvolvedor prefere um sistema operacional e, por isso, cada um deles tem um ambiente diferente de desenvolvimento em sua máquina.

Na Resultados Digitais usamos o Boxen e o Vagrant para padronizar os ambientes sem tirar a liberdade de cada desenvolvedor. Com eles é possível subir um ambiente de maneira rápida, sem desperdício de tempo. Este é um dos princípios do nosso código de cultura: ser lean.

Generalistas ou especialistas em seu time de produto?

Publicado por Bruno Ghisi no dia gestão

Uma das perguntas que mais ouço é “se – e quando – devo contratar generalistas ou especialistas”.

Hoje na Resultados Digitais somos 42 RDoers na área de produto, separados em 7 times auto suficientes. Estamos separados em time de problema (investigação) e solução (desenvolvimento), além de algumas outras especializações, como suporte e operação. Temos vários papéis entre estes times: desenvolvedores (front e backend), UX designers, DevOps, QAs, POs, suporte. Entretanto nem sempre foi assim.

Migrando com zero downtime

Publicado por Jônatas Davi Paganini e Gabriel Mazetto no dia dev

Aqui na Resultados Digitais um dos principais valores é Customer First. Como reflexo disso, a equipe do RD Station tem o compromisso de manter a plataforma em operação com alto nível de disponibilidade.

Vamos explicar um pouco das estratégias utilizadas para não parar o RD Station, ao mesmo tempo que fazemos manutenção no backend ou colocamos novas atualizações no ar. Também entraremos em alguns detalhes sobre como lidamos com migrações de BigData e boas práticas para alta disponibilidade.

Aplicando design thinking para gerar soluções assertivas

Publicado por Daniel Mai no dia agile, design

Temos uma fase de estudo de solução para novas funcionalidades em nosso kanban de projetos. Recentemente, adaptamos esta fase de estudo a um projeto de web app interno para gestão de contas. Desenvolvido por um time de seis pessoas. Devido à mudanças de expectativa e ao pouco conhecimento inicial do time e dos stakeholders sobre os problemas do negócio, o projeto teve um alinhamento mínimo em seu início.

Dada a escassez de tempo e recursos, optamos por priorizar uma entrega rápida e de baixo custo, de acordo com nossa cultura de desenvolvimento ágil. A metodologia do estudo precisaria ser mais enxuta e flexível mas ainda assim orientada ao design thinking.

Como escrever ágil em 7 passos

Publicado por Leonardo Lima no dia gestão

Já vi programadores experientes sofrerem horas intermináveis para escrever uma mini-biografia. Engenheiros que modelam estruturas complexas em poucas horas passarem dias escrevendo um post de cinco parágrafos. Na intenção de salvar essas pessoas incríveis de um calvário inexistente, resolvi compartilhar meus sete passos para escrever de forma ágil.

6 dicas para ser mais produtivo no home office

Publicado por Mauricio Krzesinski Junior no dia gestão

Estou trabalhando na Resultados Digitais desde dezembro de 2014. O plano era realizar a mudança para Florianópolis logo em seguida, porém uma grata surpresa aconteceu: descobri que serei pai. Para facilitar o processo de pré-natal e parto, eu e minha esposa optamos por ficar em Francisco Beltrão, no Paraná.

Ao voltar para a Resultados Digitais no início de 2015 para comunicar a empresa, recebi a proposta de continuar na empresa, trabalhando remotamente até meu filho nascer e, depois, continuar o processo de mudança.

Fiquei muito feliz com a oportunidade de continuar trabalhando em um time fantástico. Agora que já se passaram 6 meses dessa experiência, queria passar pra vocês alguns aprendizados desse processo.