Lidando com o crescimento de aplicações na Cloud

Publicado por André Junior no dia dev

Uma das lições que aprendemos cuidando da operação do RD Station foi que desenvolvimento e arquitetura devem estar adaptados ao volume da aplicação de acordo com o crescimento da demanda dos usuários. Para auxiliar nessa escalada, o uso de serviços disponíveis na nuvem ajudam em diversas situações. Uma prática comum é subir novas máquinas em horários de pico para segurar a demanda de requisições - na maioria dos serviços você tem esta opção ao alcance de um simples clique. Além dessa, outras estratégias podem ser aplicadas no dia-a-dia da operação.

Benchmark: Unicorn vs Puma vs Node.js vs Go

Publicado por Geison Biazus e Pedro Vitti no dia dev

Recentemente, precisávamos desenvolver uma nova feature, onde processaríamos muitas requisições por segundo. Calculamos que com os 2000 clientes que temos hoje, receberíamos cerca de 50 requisições por segundo, porém com a projeção que temos de atingir 5 mil clientes até o final do ano, precisávamos de um servidor que processase todas essas requisições e já estivesse preparado para escalar em breve. Fizemos então um benchmark com alguns servidores web, escritos em diversas linguagens.

Como fazemos nossos testes de usabilidade

Publicado por Simone Beltrame no dia design

Ao longo dos últimos meses temos intensificado nossos esforços para a realização de testes de usabilidade. Um teste de usabilidade deve ocorrer de forma natural para o usuário, de preferência no local onde ele costuma usar o seu aplicativo. Segundo Edu Agni, criador e editor do User Experience Blog, qualquer pressão ou simplesmente o fato de ele saber que está sendo observado pode alterar o comportamento natural e espontâneo do usuário. Uma alternativa é realizar teste de usabilidade remoto, além do usuário estar no seu local de trabalho, se torna muito mais rápido e mais barato do que fazer testes em campo, como afirma o autor Steve Krug no livro “Rocket Surgery Made Easy”.

Como escolhemos as novas funcionalidades do RD Station

Publicado por Alexandre Spengler no dia gestão

Todos os dias recebemos dezenas de sugestões sobre melhorias e novas funcionalidades para o RD Station. Essas sugestões chegam até nós de formas variadas, mas principalmente através do nosso suporte – onde os clientes externos fazem solicitações, e pelo nosso time interno de Customer Success (CS) – que sente ao vivo as necessidades dos nossos clientes e repassa essas dores. Além destas formas, temos também a equipe de vendas, marketing e o próprio time de desenvolvimento que nos enviam sugestões diariamente.

Como alcançar a satisfação do cliente investindo na Central de Ajuda

Publicado por Ana Ferreira no dia gestão

A satisfação do cliente é fruto de todas as experiências que ele tem com a empresa desde seu primeiro contato. Isso inclui o processo de venda, a qualidade do produto, atendimento, resultados obtidos e muitos outros fatores que são responsabilidade da empresa. Porém, o fator determinante para alcançar a satisfação do cliente ocorre principalmente quando ele tem uma dúvida ou um problema que precisa ser resolvido.