Como organizamos o Rails Girls e como você pode começar a programar

Publicado por Amanda Rover no dia dicas

Rails Girls

Neste post vou compartilhar a minha experiência em organizar o Rails Girls para você que tem vontade de realizar ou participar de um evento de tecnologia. Além disso, também compartilho dicas para você dar seus primeiros passos com programação.

Atualmente, o nosso time de produto e engenharia da Resultados Digitais conta com 10 mulheres, o que representa 8,2% em relação ao total da área, que possui 92 pessoas. A RD não é tão diferente nesse quesito se comparada com outras empresas de tecnologia, que enfrentam dificuldades para contratar e manter mulheres na área.

O que fazemos para ajudar na mudança desses números é incentivar a participação das mulheres em eventos focados em tecnologia para apresentá-las à programação, onde elas descobrem coisas novas e começam a se interessar pelo assunto. Um desses eventos que fizemos aqui na RD foi o Rails Girls.

Escalando o time de produto da Resultados Digitais: crescendo o time de PMs

Publicado por Alexandre Spengler no dia gestão, produto

Crescimento

No meu primeiro post da série que conta como escalamos o time de gestão de produto da RD eu falei sobre como foi o processo de escala do time de Produto em si e como estamos organizados atualmente. Ainda nesse post anterior, eu comentei que de 2015 para cá nós saímos de 1 PM para 13 PMs no time, o que na média, é como se a gente contratasse 1 PM a cada 2 meses. Se você já teve que contratar pelo menos 1 PM sabe que isso não é uma tarefa fácil!

Identificando Code Smells em seu código Ruby

Publicado por Luiz Cezer Marrone Filho no dia dev

Desenvolvimento de Software

A refatoração de código é uma prática quase diária no desenvolvimento de software e seria ideal se todo desenvolvedor tivesse o hábito de aplicar a regra do escoteiro em todo código ruim que ele encontrasse.

Porém nem sempre é fácil saber o que é um “código ruim”, ou um “código que está fedendo” e para isso é ideal que desenvolvedores conheçam os padrões que possam identificar um código que está “fedendo”, ou seja, encontrar um code smell em seu código.

Os desafios em 1 ano como Líder de Engenharia na RD

Publicado por Victor Hugo Bernardo no dia gestão

Time de Produto, Design e Engenharia da Resultados Digitais no Team Building para o Quarter 2 de 2017

No último dia 23 de maio, completei 1 ano de Resultados Digitais. Antes daqui, havia trabalhado por 16 anos em uma única empresa, e fui desligado em um momento de crise. Naquele momento, resolvi ir em busca de uma oportunidade que me desafiasse. A RD vinha (e continua) se destacando no mercado, crescendo e se mantendo ágil, com grandes desafios de escala, vi que tinha muita afinidade com o que eu estava procurando.

Passado 1 ano, senti que foi uma excelente escolha, pois foram muitos desafios superados nesse período. Vou falar um pouco deles no decorrer deste artigo. A RD é uma empresa que te desafia a ir além dos seus limites o tempo todo. É impossível ficar mais de um mês e não sentir evolução.

5 boas práticas para uso de Cucumber

Publicado por Ana Paula Vale no dia qa

boa prática cucumber

No ShipIt sempre contamos para você como testamos nossas features aqui na Resultados Digitais e quais ferramentas usamos para isso. Como exemplo, tivemos posts sobre boas práticas em testes de aceitação e sobre como pensar em testes no início do processo de qualidade dentro do seu time ágil com Cucumber.

Adotamos Cucumber para criar nossos testes de aceitação e aplicamos algumas práticas de uso para mantermos a qualidade do código de teste e como reutilizá-lo. Vou trazer algumas dessas práticas para te ajudar a saber usar da melhor forma essa ferramenta.

Escalando o time de Gestão de Produtos na Resultados Digitais

Publicado por Alexandre Spengler no dia gestão, produto

Foguete

Uma das coisas mais impressionantes da Resultados Digitais é o seu crescimento extremamente acelerado. É quase impossível entrar em uma conversa sobre a RD com alguém de fora da empresa e o assunto “o crescimento da RD é impressionante” não surgir de alguma forma. E, se pra quem está de fora isso já impressiona, imagina pra quem está vivendo essas mudanças! É realmente uma experiência incrível!