Otimizando o Critical Rendering Path

Publicado por André Junior no dia dev

TL;DR Otimizar o frontend impacta positivamente na experiência dos seus usuários e ajuda na escalabilidade do seu sistema!

Na Resultados Digitais sempre buscamos melhorar a escalabilidade de nossos produtos conforme o crescimento de usuários. Durante o processo de melhorias é feita uma análise de métricas do tempo gasto em cada parte do sistema - backend, frontend, rede, etc. Após analisarmos as métricas, chegamos à conclusão de que, na maior parte do tempo, trabalhávamos em melhorias do backend enquanto o usuário gastava grande parte do tempo em frontend e rede. A partir desse levantamento, começamos a nos dedicar nas melhorias destes dois pontos. Após obter sucesso com as melhorias fomos ao FrontInFloripa 2014 apresentar esse tema na palestra Otimização de Performance do Front-end.

O nosso processo de formação do Suporte Técnico

Publicado por Gabi Brunazo e Bruno Ghisi no dia gestão

A RD tem uma cultura bastante voltada ao cliente. No nosso Culture Code, listamos tudo em que acreditamos, praticamos e valorizamos aqui na Resultados Digitais. Um dos nossos principais objetivos (Customer First) é ser reconhecidos pela excelência no atendimento. Fomos adaptando e mudando nossos processos internos focados no que era melhor para o cliente. Porém, devido ao crescimento acelerado da empresa, esse caminho tem sido desafiador e cheio de “altos e baixos”. Esse post pretende mostrar um pouco da evolução da área de suporte técnico durante os primeiros anos da RD.

A armadilha da destruição em cascata do ActiveRecord

Publicado por Paulo Casaretto no dia dev

Ao analisar problemas de performance em um job cuja responsabilidade é a deleção de um lote de modelos, fiquei surpreso ao ver o número excessivo de queries SQL. Descobri que o culpado é o mecanismo de deleção em cascata do ActiveRecord, que pode ser muito útil mas que também pode virar um grande gargalo de performance.

Dicas para um Alpha Release: Foque na solução!

Publicado por Diego Pereira no dia agile

Feedback do cliente é crucial para o sucesso de um produto. Nada novo nessa afirmação. O que vamos conversar neste post é sobre mais uma oportunidade de engajar seus clientes em estágios prévios do ciclo de vida de um produto para garantir que uma nova feature ou funcionalidade tenham maiores garantias de serem lançadas com o pé direito. Com isso será possível atingir os critérios de sucesso que você esperava quando decidiu investir. Vamos entender como e por que fazer um Alpha Release para garantir o Sucesso de uma funcionalidade.

Design de Produto na Resultados Digitais

Publicado por Rodrigo Quaresma no dia agile, design

A Resultados Digitais é a empresa que desenvolve o RD Station, uma ferramenta web-based de Marketing Digital que, durante os últimos dois anos, saltou de 80 para 1600 clientes e de 15 funcionários para mais de 100. Durante esses dois anos em que acompanhei o crescimento da empresa e do produto, aplicamos e testamos diversas maneiras de desenvolver novas funcionalidades.

Kanban da área de produtos da Resultados Digitais

A lista de tópicos abaixo não é uma receita de bolo, mas o compartilhamento de nossas experiências. São 11 etapas que resumem o processo que utilizamos na construção das grandes funcionalidades do RD Station lançadas em 2014. O processo, que está em constante evolução, nos ajudou muito na fase inicial de crescimento acelerado. O objetivo das etapas a seguir - que fazem parte do nosso Kanban de Produto - é trazer a visão do designer dentro do ciclo completo de desenvolvimento de novas features.

Salesforce OAuth em aplicações Rails

Publicado por Geison Biazus no dia dev

O protocolo OAuth (Open Authorization) permite que um usuário forneça acesso a funcionalidades limitadas de uma aplicação para outra. Ao clicar em um link da aplicação A, o usuário é redirecionado para uma tela da aplicação B, onde ele vai permitir que a aplicação utilize sua conta e credenciais para executar determinadas ações.

A gem OmniAuth padroniza a autorização utilizando OAuth em aplicações ruby. Com ela é possível que os desenvolvedores criem strategies para conectar em aplicações específicas, ou seja, um desenvolvedor pode criar uma gem que utilize o padrão do OmniAuth para conectar com a aplicação de seu interesse.