Como usar Mongodb para otimizar seu cache

Publicado por Jean Matheus Souto no dia dev

O Marketing BI, feature de Business Intelligence do RD Station, utiliza a plataforma Gooddata para armazenamento e processamento de dados. Os dados enviados ao GoodData são processados utilizando queries customizadas que geram um output personalizado e pronto para ser consumido pelo RD Station em forma de tabelas e/ou gráficos. Esse processamento de dados leva minutos/horas proporcionais ao número de clientes e contas do RD Station com Marketing BI. Ao final do processo, pegamos todos esses dados e transformamos em informações que ajudam na tomada de decisões e na análise de métricas do negócio de cada cliente. Executar toda essa operação nos levou ao seguinte problema: como servir uma grande quantidade de dados e ainda atingir nossas métricas de performance?

Débito técnico em uma startup: quando, como e por que?

Publicado por João Hornburg no dia agile

Débito técnico é quando você escolhe implementar uma funcionalidade – ou parte dela – com código de qualidade inferior para ganhar mais tempo. O débito técnico ajuda o produto a chegar antes ao mercado, mas cria um monstro para o futuro: a baixa qualidade do código acaba dificultando e atrasando as mudanças que certamente serão feitas.

Como lidar com isso em uma startup? A resposta depende do momento em que a empresa está.

Otimizando o Critical Rendering Path

Publicado por André Junior no dia dev

TL;DR Otimizar o frontend impacta positivamente na experiência dos seus usuários e ajuda na escalabilidade do seu sistema!

Na Resultados Digitais sempre buscamos melhorar a escalabilidade de nossos produtos conforme o crescimento de usuários. Durante o processo de melhorias é feita uma análise de métricas do tempo gasto em cada parte do sistema - backend, frontend, rede, etc. Após analisarmos as métricas, chegamos à conclusão de que, na maior parte do tempo, trabalhávamos em melhorias do backend enquanto o usuário gastava grande parte do tempo em frontend e rede. A partir desse levantamento, começamos a nos dedicar nas melhorias destes dois pontos. Após obter sucesso com as melhorias fomos ao FrontInFloripa 2014 apresentar esse tema na palestra Otimização de Performance do Front-end.

O nosso processo de formação do Suporte Técnico

Publicado por Gabi Brunazo e Bruno Ghisi no dia gestão

A RD tem uma cultura bastante voltada ao cliente. No nosso Culture Code, listamos tudo em que acreditamos, praticamos e valorizamos aqui na Resultados Digitais. Um dos nossos principais objetivos (Customer First) é ser reconhecidos pela excelência no atendimento. Fomos adaptando e mudando nossos processos internos focados no que era melhor para o cliente. Porém, devido ao crescimento acelerado da empresa, esse caminho tem sido desafiador e cheio de “altos e baixos”. Esse post pretende mostrar um pouco da evolução da área de suporte técnico durante os primeiros anos da RD.

A armadilha da destruição em cascata do ActiveRecord

Publicado por Paulo Casaretto no dia dev

Ao analisar problemas de performance em um job cuja responsabilidade é a deleção de um lote de modelos, fiquei surpreso ao ver o número excessivo de queries SQL. Descobri que o culpado é o mecanismo de deleção em cascata do ActiveRecord, que pode ser muito útil mas que também pode virar um grande gargalo de performance.

Dicas para um Alpha Release: Foque na solução!

Publicado por Diego Pereira no dia agile

Feedback do cliente é crucial para o sucesso de um produto. Nada novo nessa afirmação. O que vamos conversar neste post é sobre mais uma oportunidade de engajar seus clientes em estágios prévios do ciclo de vida de um produto para garantir que uma nova feature ou funcionalidade tenham maiores garantias de serem lançadas com o pé direito. Com isso será possível atingir os critérios de sucesso que você esperava quando decidiu investir. Vamos entender como e por que fazer um Alpha Release para garantir o Sucesso de uma funcionalidade.