Dicas para um Alpha Release: Foque na solução!

Publicado por Diego Pereira no dia agile

Feedback do cliente é crucial para o sucesso de um produto. Nada novo nessa afirmação. O que vamos conversar neste post é sobre mais uma oportunidade de engajar seus clientes em estágios prévios do ciclo de vida de um produto para garantir que uma nova feature ou funcionalidade tenham maiores garantias de serem lançadas com o pé direito. Com isso será possível atingir os critérios de sucesso que você esperava quando decidiu investir. Vamos entender como e por que fazer um Alpha Release para garantir o Sucesso de uma funcionalidade.

Design de Produto na Resultados Digitais

Publicado por Rodrigo Quaresma no dia agile, design

A Resultados Digitais é a empresa que desenvolve o RD Station, uma ferramenta web-based de Marketing Digital que, durante os últimos dois anos, saltou de 80 para 1600 clientes e de 15 funcionários para mais de 100. Durante esses dois anos em que acompanhei o crescimento da empresa e do produto, aplicamos e testamos diversas maneiras de desenvolver novas funcionalidades.

Kanban da área de produtos da Resultados Digitais

A lista de tópicos abaixo não é uma receita de bolo, mas o compartilhamento de nossas experiências. São 11 etapas que resumem o processo que utilizamos na construção das grandes funcionalidades do RD Station lançadas em 2014. O processo, que está em constante evolução, nos ajudou muito na fase inicial de crescimento acelerado. O objetivo das etapas a seguir - que fazem parte do nosso Kanban de Produto - é trazer a visão do designer dentro do ciclo completo de desenvolvimento de novas features.

Salesforce OAuth em aplicações Rails

Publicado por Geison Biazus no dia dev

O protocolo OAuth (Open Authorization) permite que um usuário forneça acesso a funcionalidades limitadas de uma aplicação para outra. Ao clicar em um link da aplicação A, o usuário é redirecionado para uma tela da aplicação B, onde ele vai permitir que a aplicação utilize sua conta e credenciais para executar determinadas ações.

A gem OmniAuth padroniza a autorização utilizando OAuth em aplicações ruby. Com ela é possível que os desenvolvedores criem strategies para conectar em aplicações específicas, ou seja, um desenvolvedor pode criar uma gem que utilize o padrão do OmniAuth para conectar com a aplicação de seu interesse.

Uma arquitetura escalável para indexação

Publicado por Pedro Brentan no dia dev

Aplicações atuais são obrigadas a oferecer usabilidade simples e intuitiva. Depois da página de pesquisa do Google, é difícil não ter uma barra de pesquisa simples, rápida e funcional. Veja como fizemos para proporcionar essa funcionalidade em nosso sistema. Nos bastidores, utilizamos uma arquitetura escalável para indexação de termos utilizados na busca.

De programador a gestor na sua startup

Publicado por Bruno Ghisi no dia gestão

No começo da sua empresa, você é programador. Você é o fundador que transformará uma ideia de negócio em um produto real. Você sonha em ter milhares de clientes, criar algo que pessoas de fato utilizem. Você trabalhará madrugadas adentro para fazer a mágica funcionar.

Então, sua empresa cresce, as atividades diárias começam a mudar e você precisa continuar a escalar com a empresa e evoluir seu papel. Neste post pretendo falar sobre algumas dessas atribuições e mostrarei o que aprendi sobre a mudança do meu trabalho durante os últimos três anos e meio.

Custo da oportunidade de não usar Cloud

Publicado por Bruno Ghisi no dia gestão

Uma das razões do RD Station ter crescido tão rapidamente foi, sem dúvida, a nossa direção tecnológica de usar serviços disponíveis na cloud. Resolvi escrever este post pois ainda encontro empreendedores e desenvolvedores que costumam achar caros certos serviços na nuvem. Na Resultados Digitais não apenas terceirizamos serviços relacionados a operação do nosso produto, mas também o ferramental do dia-a-dia de trabalho nas mais diversas áreas da empresa, como ferramentas de comunicação, vendas e suporte, servidor de integração contínua, entre outros.