O que eu gostaria de saber sobre Big Data quando comecei

Publicado por Karla Garcia no dia dev

Big Data

Aqui na Resultados Digitais temos uma solução de BI (Business Inteligence) que utiliza Data Warehouse para criar e organizar relatórios que são disponibilizados aos clientes. Pensando em evoluir essa solução resolvemos estudar os fundamentos de Big Data para saber se este poderia vir a ser uma opção de melhoria.

É comum ouvirmos falar sobre Big Data, isso se deve ao reconhecimento da importância dos insigths que podem ser obtidos através dos dados. O termo está tão disseminado que já é discutido até mesmo em mídias não especializadas em tecnologia como a Revista Exame e o portal Terra. Em 2012, o Governo dos Estados Unidos anunciava o emprego de Big Data como forma de fortalecer a segurança nacional e transformar o ensino e o aprendizado.

Porém, mesmo após esta popularização, ainda existem alguns pensamentos equivocados, o mais comum é Quantidade de dados é a única coisa que importa. A seguir são apresentados conceitos básicos associados ao Big Data. Não irei apresentar ferramentas, o objetivo é entender os fundamentos para que possamos avaliar quando usar.

Medindo experimentos de performance com o Scientist

Publicado por Thiago von Sydow no dia dev

Science

Recentemente estávamos com um problema de performance em um ponto crítico no RD Station, um código que executa uma busca específica no ElasticSearch. Após investigar encontramos um ponto de melhoria simples, mas uma dúvida surgiu: como medir a performance desta alteração garantindo o mesmo resultado de forma fácil e segura?

Eu estava procurando uma oportunidade para testar a gem scientist criada pelo GitHub e este problema pareceu um ótimo candidato.

Criando experimentos com a gema Split

Publicado por Leonardo Risch no dia dev

teste A/B

Aqui na Resultados Digitais realizamos diversos experimentos para melhorar sempre a experiência de nossos usuários. Um dos métodos para realizar isto é utilizando a gema Split.

Eventos de tecnologia em Florianópolis no próximo mês!

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Calendário de eventos

A Resultados Digitais é uma empresa que valoriza muito ensinar. Por isso, se você for em algum evento de tecnologia aqui em Florianópolis, fácilmente encontrará um RDoer participando ou até mesmo palestrando.

A RD também têm aberto as portas para fazer meetups e eventos da comunidade. Confira os próximos eventos que estaremos participando:

40 boas práticas de Ruby - Parte 2

Publicado por Guilherme Matsumoto no dia dev

Dicas sobre ruby

Nesta sequência de posts selecionei e compilei algumas práticas de Ruby que aprendi na Resultados Digitais. Elas são resultado de um ano e meio de experiência trabalhando em um projeto de Business Intelligence (BI) e Big Data, o Marketing BI.

Acredito que o desenvolvimento dessa funcionalidade teria sido mais eficaz (rápido e de maior qualidade) se eu tivesse seguido essas dicas desde o início.

São 40 dicas. Para o post não ficar muito longo, separei a lista em três partes.

Na primeira parte falo sobre otimização de testes (specs) e chamadas ao banco (queries).

Esta é a segunda, onde dou mais foco para tratamento e consistência de dados (banco), dicas e truques ao lidar com arquivos de importação e exportação (CSV).

Dicas para otimizar o tempo de build de testes com RSpec

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Cars

Atualmente mais de 12.000 testes automatizados fazem a cobertura do RDStation. Além disso, outros microserviços possuem suas baterias de testes e builds automatizados independentes.

Com essa quantidade de testes nosso processo de build automatizado começou a perder performance e o tempo para se rodar todos os specs se tornou um problema. Sendo assim foi necessário um olhar mais refinado e uma análise detalhada de onde estavam os gargalos e aplicar melhorias para manter a rotina de testes automatizados consistente e performática.

Neste post, iremos compartilhar o que aprendemos fazendo a análise desses specs e como algumas mudanças simples podem impactar na performance dos builds.