40 boas práticas de Ruby - Parte 2

Publicado por Guilherme Matsumoto no dia dev

Dicas sobre ruby

Nesta sequência de posts selecionei e compilei algumas práticas de Ruby que aprendi na Resultados Digitais. Elas são resultado de um ano e meio de experiência trabalhando em um projeto de Business Intelligence (BI) e Big Data, o Marketing BI.

Acredito que o desenvolvimento dessa funcionalidade teria sido mais eficaz (rápido e de maior qualidade) se eu tivesse seguido essas dicas desde o início.

São 40 dicas. Para o post não ficar muito longo, separei a lista em três partes.

Na primeira parte falo sobre otimização de testes (specs) e chamadas ao banco (queries).

Esta é a segunda, onde dou mais foco para tratamento e consistência de dados (banco), dicas e truques ao lidar com arquivos de importação e exportação (CSV).

Dicas para otimizar o tempo de build de testes com RSpec

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Cars

Atualmente mais de 12.000 testes automatizados fazem a cobertura do RDStation. Além disso, outros microserviços possuem suas baterias de testes e builds automatizados independentes.

Com essa quantidade de testes nosso processo de build automatizado começou a perder performance e o tempo para se rodar todos os specs se tornou um problema. Sendo assim foi necessário um olhar mais refinado e uma análise detalhada de onde estavam os gargalos e aplicar melhorias para manter a rotina de testes automatizados consistente e performática.

Neste post, iremos compartilhar o que aprendemos fazendo a análise desses specs e como algumas mudanças simples podem impactar na performance dos builds.

Materiais abertos que recomendamos no onboarding de desenvolvedores

Publicado por Jônatas Davi Paganini no dia dev

Books

Quando estava para entrar na Resultados Digitais fiquei ansioso, queria estudar e aproveitar o máximo que pudesse mesmo antes da minha entrada formal no trabalho. Depois que entrei descobri que a maioria das literaturas e materiais que me informaram eram abertos então resolvi fazer uma lista com os essenciais aqui do time de produto.

Dicas para melhorar seu workflow de desenvolvimento WordPress - Parte 2

Publicado por Filipe Mateus do Nascimento no dia dev

WorkFlow WordPress

No post anterior, vimos algumas dicas para melhorar seu workflow de desenvolvimento WordPress. Havíamos focado na teoria, buscando mostrar algo próximo do nosso dia-a-dia aqui na Resultados Digitais. Para ficar mais claro, vamos partir para a prática, mostrando algumas ferramentas que podem lhe ajudar em cada um dos ambientes citados no post anterior.

Como fazemos gestão de defeitos com GitHub

Publicado por Bárbara Cabral no dia dev, gestão, qa

Cliente Feliz

Aqui na Resultados Digitais investimos em evitar ao máximo que defeitos cheguem ao nossos usuários. Trabalhamos muito para evitar bugs, mas entendemos que todo software tem defeitos. Só precisamos organizá-los e corrigi-los. Nest post falarei sobre como registrá-los de forma simples usando a ferramenta mais querida dos desenvolvedores: o GitHub!

Primeiros passos com Lean UX e user analytics

Publicado por Glauco Cardoso no dia design, gestão

Lupita Nyong'o nas gravações de Star Wars - The Force Awakens. Lupita Nyong’o filmando o novo Star Wars — capturar ações dos usuários na web é muito mais fácil!

A indústria digital permite a mensuração do comportamento dos usuários com ferramentas de tracking, o que é incrível para o processo de design. Com estes dados e o mindset de melhoria contínua é possível postergar inúmeras horas de análise e reagir just in time com base nas reais necessidades dos usuários.